Evangelismo

Como nós usamos Instagram para começar movimentos no campus

Evoluindo de uma conta no insta para um movimento espiritual no campus

Um dos campi que nosso ministério universitário sempre quis explorar era a Escola de Belas Artes da Universidade de Ulster que fica na região norte da Irlanda. Devido a sua localização no centro de uma grande cidade, é um campus com alta segurança fechado para qualquer um que não seja estudante. Nós já tínhamos tentado iniciar conversas e encontros com estudantes nas proximidades do campus, mas não tivemos muito sucesso. Mas como muitos estudantes estão online e a maioria dos estudantes de artes usam Instagram para fazer seu network, nós decidimos tentar algo totalmente novo.

Começar é sempre o maior desafio

 

Nós criamos uma conta no Instagram para o movimento estudantil que queríamos começar com o nome Student Life Arts. Quando criamos a conta, nós nos asseguramos de que tínhamos uma página com estética agradável e com algum conteúdo já presente. Nós também queríamos deixar óbvio que somos uma organização cristã, mas que somos uma comunidade acolhedora e aberta a todos os estudantes. Começamos a seguir estudantes, buscando por hashtags e marcamos a localização nos posts, como a universidade, a loja do campus e cafeterias próximas. Nós fizemos questão de seguir pessoas que mostravam ser cristãs na “bio”, já que estávamos procurando por estudantes-chave para começar o movimento.

Quando alguém nos seguia de volta, nós mandávamos uma mensagem para eles, dizendo que éramos novos na área, que queríamos começar o grupo Student Life no campus de artes e que queríamos aprender mais sobre os estudantes e a universidade. Quando encontramos cristãos, recebemos feedback positivo e ouvimos que éramos necessários no campus.

Foi um passo de fé para nós ser tão abertos como cristãos nas mídias sociais, porque não queríamos deixar de ser inclusivos a todos os estudantes, já que cristianismo e religião são tópicos complexos aqui no norte da Irlanda.

Também era um passo de fé mandar mensagem para os estudantes. Nós pensamos “Que loucura! Eu não iria responder uma conta aleatória que está me mandando mensagens!” Mas já no primeiro dia nós mandamos 30 DM’s e recebemos 10 respostas, terminando com 5 encontros marcados. Cada estudante que encontramos trouxe amigos, o que nos ajudou a conhecer mais pessoas.

 

Seguimento com exposição de artes

 

Dentro de dois meses de uso da nossa conta no Instagram, nós organizamos uma exposição artística. Dezesseis estudantes compareceram no evento para ouvir o Evangelho, conhecer a Cru Campus (que na Irlanda do Norte chama-se Student Life) e aproveitar a arte de seis estudantes que mostraram suas obras. Nós conhecemos três estudantes com o potencial de liderança e estamos nos encontrando com eles para ver como o movimento pode se desenvolver no campus a partir do próximo semestre.

Nós começamos a usar essa estratégia com quatro outras universidades no norte da Irlanda e todas as contas foram contactadas por estudantes dizendo que querem nos encontrar porque adoram o que estamos fazendo! Glória a Deus!

*Por April-Sterling Mils, missionária da Cru Campus no norte da Irlanda.
**Na Irlanda do Norte a Cru Campus chama-se Student Life

Compartilhe este post:

Você quer se tornar um Missionário Digital?

Entre agora mesmo em nossa jornada