Como iniciei Comunidades Missionais em 3 países usando meu celular

Oi, meu nome é Danna*.

   Quando conheci o ministério de missionários digitais fiquei um pouco assustada, porque não me sentia capacitada para responder às mensagens enviadas pelos usuários através do SuaEscolha.com. Para mim, eram perguntas que muitas vezes não tinham respostas, mas mesmo assim dei um passo de fé. Me inscrevi na plataforma e comecei a receber os e-mails, confiando que eu poderia ser útil para Deus nessa área. Afinal, eu tinha tempo e disposição.

Um estranho início

Então chegaram as primeiras mensagens. Fui orando, respondendo com calma, e comecei a notar que durante a semana Deus falava comigo sobre muitos dos assuntos que vinham nas mensagens. As vezes, algumas situações da minha vida tinham semelhança com o que os usuários compartilhavam, eu usava essa experiência para responder. Isso foi me trazendo paz, de saber que Deus é o mais interessado nas pessoas, e é um privilégio ser usada por Ele, para ajudar pessoas em sua caminhada com Deus.

Durante um tempo recebi somente emails perguntando sobre coisas da vida, sobre Deus, dúvidas sobre a fé e etc. Até que alguns emails começaram a ter não somente perguntas, mas pedidos de ajuda. Pessoas que gostariam de ser acompanhadas, que tinham vontade de conhecer mais de Deus e de caminhar com alguém. Foi então que entendi que poderia fazer mais que apenas responder, eu poderia acompanhar as pessoas em algumas de suas necessidades imediatas.

 

Brasil, Angola e Moçambique

 

Sugeri acompanhar os que respondiam por email de modo mais pessoal, e consegui fazer estudos bíblicos com 4 pessoas: um casal de Brasília, uma senhora de Angola e outra de Moçambique. Eu, que moro em Belém do Pará, atravessei o Atlântico e pude caminhar pela fé com pessoas de outros países. Mesmo com algumas dificuldades devido a conexão de internet, sigo mantendo um relacionamento intencional com essas pessoas, buscando ajudá -las a crescer na fé.

Com o casal terminamos os 8 estudos de nosso Guia para Comunidades Missionais Digitais, eles toda semana estavam lá para nossa chamada. Mesmo muitas vezes o marido chegando cansado do trabalho, nosso tempo de estudos era sempre muito prazeroso. Eles falavam bastante e pude também aprender, pois nesse tempo estava preparando meu casamento. Continuo acompanhando pelo whatssap. Eles continuam lendo a bíblia e frequentando uma igreja local.

Com a Maria de Angola consegui fazer alguns estudos, apesar dela ter contratado uma internet local para fazer os estudos, continuamos com algumas dificuldades para concluí-los. Maria tem uma sede de Deus enorme! Mandei um livreto com estudos do Novo Testamento para ela. Ela já terminou. Agora, está lendo o Velho Testamento. Está na parte de Levítico. Sempre que possível, conversamos sobre suas dúvidas e questionamentos acerca dos capítulos que ela está lendo. Eu agora, estou procurando encontrar uma livraria em Angola, queria indicar alguns livros para que ela consiga conhecer mais sobre a Bíblia. Coloquei ela em contato com um pastor de uma igreja local, mas sigo ajudando-a a compreender melhor a bíblia e mantenho uma amizade pelo whatssap.

A Maria de Moçambique (sim, outra Maria… rs) teve muita dificuldade com internet. Online, nos encontramos duas vezes, e fizemos apenas uma das lições dos estudos, não conseguimos evoluir por conta da conexão. Estávamos com tempo conturbados. Não conseguíamos nos encontrar, mas mantemos contato sempre pelo whatssap. Ela sempre me conta como está sua vida e oramos uma pela outra.

 

Agora eu anseio por mais

 

Sinto muito falta de acompanhar mais pessoas, mas agora não estou conseguindo. Caminhar com pessoas é realmente o que Jesus nos ensinou. Não somente com a sua palavra mas com o seu testemunho vivo. Sempre lembro que quando Jesus estava aqui nessa terra, Ele veio para cumprir a vontade do Pai, se entregando a morte – e morte de cruz – para nos salvar, mas ele sempre se compadecia com as multidões e gastava tempo com elas.

Eu tenho um emprego, sou professora, muitas vezes tenho provas para corrigir, tenho textos para ler, etc. Mas eu não posso deixar de me comparecer da multidão. Meu tempo não é meu. E sempre será muito pouco o que eu faço. As pessoas estão sedentas de Deus. Elas estão buscando ajuda, precisamos nos compadecer. Deus em nós, esperança da glória, né? Precisamos deixar que a glória dele seja refletida através de nós, até que Ele venha. Que realmente venhamos nos compadecer das pessoas. Que o nosso coração seja humilde e generoso com a dor do outro. 

Estou no hospital me recuperando de um AVC isquêmico enquanto escrevo este texto. Vi o quanto o tempo é curto, mesmo se você só tem 29 anos como eu… Mas realmente, a graça dele é tudo o que temos, e se não percebemos ela aqui, a vida não faz sentido nenhum na eternidade. Porque Ele vai ser tudo que teremos para sempre. Ele é tudo. O que precisamos é que essa graça possa ser tão abundante em nossas vidas que ela transborde através de nós e alcance as outras pessoas.

 

*Danna Rissia é Missionária Digital e desde fevereiro de 2019 responde as mensagens enviadas ao SuaEscolha.com. Mora em Belém do Pará e trabalha como professora. O site SuaEscolha recebeu 23.385 mensagens nos primeiros 10 meses de 2022 e conta com 114 Missionários Digitais que, assim como Danna, ajudam essa multidão de usuários.

Compartilhe este post:

Você quer se tornar um Missionário Digital?

Entre agora mesmo em nossa jornada